terça-feira, 14 de junho de 2011

A SAÚDE DE PINDARE MIRIM VAI DE MAL A PIOR... PIOR É IMPOSSÍVEL

Ouvindo alguns comentários de pessoas da cidade sobre a nossa saúde, uma coisa me chamou atenção. A pessoa se referia à péssima situação e dizia mais: “Eu não elegi o prefeito Henrique Salgado pra ser meu amigo, eu quero um prefeito que invista na saúde, na educação e acima de tudo seja honesto”. Noutro discurso ela disse: “O prefeito comprou a honestidade e até a língua de algumas pessoas do Pindaré” e por isso a situação é essa. E assim lembrei-me de fazer meu próprio comentário.
A definição de saúde possui implicações legais, sociais e econômicas dos estados de saúde e doença; sem dúvida, a definição mais difundida é a encontrada no preâmbulo da Constituição da Organização Mundial da Saúde: “Saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças”.

A população de Pindaré parece que desaprendeu a reivindicar seus direitos e contestar os erros da administração atual. Conterrâneos não é mais tolerante a situação da saúde pública do nosso município. Não consigo aceitar que pessoas ainda morram de parto nos dias de hoje num hospital público. Não consigo aceitar que pessoas morram à míngua na porta deste hospital por falta de atendimento médico. Não consigo aceitar a falta de médicos no nosso hospital. Não consigo aceitar a falta de materiais e medicamentos porque o dinheiro vem todo mês. Encheram a cidade de pequenos “pontos de atendimento”, mas nenhum deles funciona. Tudo propaganda. Muitos são pra agradar politicamente ao dono do imóvel pela cortesia do aluguel. Um verdadeiro absurdo. E tome fachada bonita com a logomarca do município estampada. Para um visitante de fora que não conhece a realidade deve imaginar que a saúde do município é uma maravilha, completo engano, aqui é uma calamidade total. Um verdadeiro flagelo.
Quando o governo do estado construiu, ampliou e equipou este prédio do Hospital Municipal Governador Jose Sarney, com a pomposa cifra de R$ 2.657.755,93 (dois milhões, seiscentos e cinqüenta e sete mil, setecentos e cinqüenta e cinco reais e noventa e três centavos), eu fiquei imaginando, será se vai funcionar adequadamente ao padrão da construção. Meu pensamento não me enganou, imaginei que nas mãos da administração local não deveria funcionar a contento, e pior ainda, está funcionando com intensa precariamente, muito aquém da minha imaginação. O que se vê é um verdadeiro descaso com a saúde pública da população. A população sabe muito bem mais não reclama. Anestesiada! Ninguém sabe o que está acontecendo com a memória do povo. Calado! Desta forma estão fazendo um grande mal a si próprio. Um mal a ser combatido, não no hospital.
Quando algum paciente precisa dos serviços médicos neste hospital, seja para um simples procedimento, precisa ser levado de ambulância para Santa Inês, isso corriqueiramente, porquê neste nosso hospital falta tudo. Faltam médicos, faltam materiais de primeiros socorros, faltam medicamentos básicos, e às vezes falta também a ambulância pra transportá-lo à vizinha cidade, só não falta é gente na porta do mesmo à espera de ser atendido e tragando o sofrimento de não ter o que fazer a não ser esperar um milagre. Nos casos onde a situação é mais grave o paciente costuma ir a óbito. Isso mesmo, morre!
Povo de Pindare! Prometeram em campanha eleitoral que a saúde iria melhorar tanto que seriam feitas até cirurgias de transplantes de rim e fígado no hospital Governador Sarney. Isso é uma falta de vergonha na cara. Quem não se lembra disso? Pura balela. Talvez estivesse sonhando quando desferiu essa imoralidade. Hoje a verdadeira realidade é outra, aqui não se faz mais nem uma simples cirurgia, tudo é levado pra Santa Inês, isso quando o paciente não morre antes. Há poucos dias, um jovem filho de José Joaquim, foi acidentado de moto próximo ao quartel de polícia e foi levado até o hospital local, mas como de costume, precisou ser levado pra Santa Inês. Estavam duas ambulâncias na porta do hospital mais nenhuma pode sair porque estavam as duas no prego. Pelo amor de Deus. Vamos acordar deste sono letal.
Lembram que estes que tratam a saúde assim faziam uma revolução majestosa na época do ex-prefeito Manoel Filho Silva? Protestavam muito sobre a saúde da época. Tudo muito bem orquestrado pelo mestre em campanhas MF. Reclamavam da equipe de médicos que inclusive era muito boa. Aliás, a saúde funcionava muito bem comparada aos dias de hoje. Mas quem não tem compromisso com o povo a gente pode esperar o que?
Acessem o portal www.saude.gov.br e vejam quanto o município recebe todo mês para a saúde do nosso município. Não se espantem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui: