segunda-feira, 27 de junho de 2011

OS FESTEJOS JUNINOS DE PINDARE

Os festejos juninos do município de Pindaré Mirim vem perdendo o seu brilho a cada ano que passa. Antigamente quem visitava Pindaré Mirim pra participar das festas de São João e São Pedro saía falando muito bem do evento devido ao grande número de apresentações folclóricas e da programação deste festejo. Com apresentações de várias quadrilhas, danças diversas e turmas de boi. Além da famosa procissão de São Pedro, onde o Santo é cortejado desde o Povoado de Areias pelo Rio Pindare até a paróquia que recebe seu nome. Mais desde que o Prefeito Henrique Salgado assumiu a prefeitura de Pindare a festa vem piorando a cada ano. A coisa ficou feia mesmo foi neste ano de 2011. É uma tristeza geral! A decoração e a programação estão muito aquém de anos anteriores. Sem atrações e sem investimentos a festa perdeu aquele brilho de outrora. Por tudo isso o público sumiu definitivamente do arraial. E os comentários ruins são muitos. Mesmo assim, podemos encontrar boas atrações nesta temporada em Pindare que são as apresentações das turmas de bois do Pé de Axixá e do Pé de Galinha, mas que  nada tem haver com a organização do município. Diferentemente, a vizinha cidade de Santa Inês vem realizando os melhores festejos juninos da região, mas ainda sem a tradição folclórica da cidade de Pindare Mirim.
Mas o que mais chamamos atenção nesta estória é que o prefeito do município, Henrique Salgado, que não investiu a contento no evento, publicou no Diário Oficial do Estado do Maranhão o extrato de INEXIGIBILIDADE DE LICITACAO abaixo, dispensando a licitação pra contratação das bandas que irão animar os festejos. São trezentos mil reais só para bandas. Ninguém sabe o porque da dispensa nem porque tanto dinheiro pra contratar estas bandas, já que são apenas duas e nenhuma delas deverá custar esse absurdo porque são bandas consideradas pequenas. Vamos ficar de olho pra ver quais bandas são estas. E se serão duas mesmo como informamos. Cabe ao ministério público saber porque são contratadas sem as devidas licitações já que não são exclusivas. Aliás, a Comissão Permanente de Licitação do município vem sempre adotando esta prática criminosa.

PREFEITURA MUNICIPAL DE PINDARÉ-MIRIM/MA

INEXIGIBILIDADE DE LICITACAO a). ESPECIE: Inexigibilidade:
b) OBJETO: Contratação de banda para animação dos festejos de São João e São Pedro desta cidade de Pindaré-Mirim/MA. c). FUNDAMENTO: Lei n° 8.666/1993, art. 25, inciso III; d). COBERTURA ORCAMENTARIA: 13 Cultura - 13 392 Difusão Cultural - 13 392 0170 Promoção de Eventos Culturais - 13 392 0170 2026 Manutenção das Atividades Culturais - 30 00 00 DESPESAS CORRENTES - 33 90 39. Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica; e). VALOR ESTIMADO: R$ 300.000,00 (trezentos mil, reais); f). RATIFICACAO: Em 01/06/2011; g). AUTORIDADE RATIFICADORA: HENRIQUE CALDEIRA SALGADO - Prefeito Municipal.
(Pg. 22. Terceiros. Diário Oficial do Estado do Maranhão (DOEMA) de 03/06/2011)

Um comentário:

  1. Acontece que todas as cidades da região também estão investindo nos festejos juninos, com isso muitos turistas não estão vindo a Pindaré devido a outras opções.

    ResponderExcluir

Comente aqui: