terça-feira, 4 de outubro de 2011

S.O.S. RIO PINDARÉ

O Rio Pindaré é um dos mais importantes rios do Estado do Maranhão. É um rio genuinamente maranhense, nasce na serra do Gurupi e deságua no rio Mearim próximo da foz do mesmo na baía de São Marcos.

Nasce nas elevações que formam o divisor entre as bacias hidrográficas dos rios Mearim e Tocantins, nas proximidades da cidade de Amarante Maranhão. Seu percurso total é de aproximadamente 750 km, sendo navegável no trecho compreendido entre a sua foz no km 41 do rio Mearim até a foz do Rio Buriticupu no km 456.

Nas décadas de 60 e 70, por falta de estradas entre a capital e a região central do Maranhão, serviu de importante corredor de transporte de pessoas, de mercadorias, produtos agrícolas e diversos gêneros para abastecimento de vários municípios da região do Pindaré, o qual alavancou o desenvolvimento acelerado de toda região na época.
É um rio caudaloso, extenso, navegável, muito bonito e rico em peixes.
Infelizmente hoje é um rio que está seriamente assoreado e condenado à morte, com suas margens destruídas pelo desenfreado desmatamento que, aos poucos vai destruindo todo o seu leito, deixando vários trechos intrafegáveis devido ao acumulo de areia causados por este assoreamento nestes trechos. Alguns destes trechos pode-se atravessar andando de uma margem à outra com água abaixo da cintura. Uma tristeza.

Com o desmatamento das margens surgem as mais belas praias de areia alvinha. Uma imagem que muitas vezes pode até parecer bonita, mas atrás desta beleza aparente, esconde-se uma grande devastação ambiental.
Grandes projetos agropecuários e a própria população ribeirinha estão destruindo sua mata ciliar ao longo do seu trajeto.
A ganância e a ignorância de pessoas que pouco se importam com a sustentabilidade do meio ambiente, estão destruindo este patrimônio que a natureza nos presenteou sem nenhum ônus, e pior ainda, é que nenhuma voz é levantada em sua defesa.
É como se um paciente em estado gravíssimo de saúde precisasse de um tratamento urgente de UTI para salvar sua vida.
Temos que socorrê-lo urgentemente, ou será tarde demais, mesmo que seja uma tarefa difícil, mas nada impossível, basta vontade porque isto é o que ainda resta do rio Pindaré

A contaminação das águas é outro problema que poderia ser evitado nas zonas urbanas através de coleta seletiva do lixo e tratamento de esgotos para que o consumo de água das populações ribeirinhas fosse considerado seguro e inofensivo à saúde humana. A mortandade de peixes é também outro problema da poluição do rio. A água é um bem precioso e cada vez mais tema de debates são discutidos no mundo todo. O uso irracional e a poluição de fontes importantes podem ocasionar a falta de água doce muito em breve, caso nenhuma providência seja tomada.
Em virtude desses graves problemas, espalham-se diversas doenças como diarreias, esquistossomoses, hepatites e febres tifóide, que matam muitas pessoas, sendo que um número maior de doentes sobrecarregam os precários sistemas de saúde pública.
A população juntamente com o setor publico municipal e as instituições atreladas na defesa do meio ambiente (Ministério do Meio Ambiente - MMA, Secretaria Estadual do Meio Ambiente – SEMA, Agência Nacional das Águas – ANA, Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas – ENCOB) têm a obrigação de planejar um plano de recuperação deste rio antes que ele morra definitivamente. Antes que ele sirva só de história dos livros de geografia.
Chamamos a atenção dos órgãos responsáveis, dos ambientalistas e ONGs que se interessem na preservação deste patrimônio tão importante para a sobrevivência das atuais e futuras gerações.

O avanço da degradação do Pindare é tão devastadora que se não forem tomadas medidas corretivas agora ficará impossível mais tarde se fazer alguma coisa para evitar um flagelo ambiental.

Seria interessante que se organizasse um foro de discussão entre os municípios banhados pelo Pindaré para propor uma legislação rígida em defesa de sua preservação.
As Colônias de Pescadores que deveriam ter o maior interesse na sua preservação, até porque esse é o seu principal papel, não fazem nada nem para preservar os peixes dos predadores que fazem parte dos seus próprios quadros de associados. Pescadores que praticam a pesca predatória sem qualquer respeito à preservação das espécies. E ainda recebem o seguro defeso na época da piracema, e nem assim, respeitam o período de desova para a proliferação das espécies.

Temos que acreditar que este rio volte a ter a mesma vitalidade de antes, ou seja, o de alavancar novamente o desenvolvimento desta região. Seja pela utilização do seu potencial aquático, meio de transportes ou pelo seu potencial pesqueiro e turístico. Não podemos é cruzar os braços e ver a natureza triste com tanta degradação por aqueles que têm a obrigação de preservá-lo.

O governo do Estado está organizando o XIII ENCOB (Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas) com o tema “Encontro Maranhense para Governança das Águas” entre os dias 24 e 28 de outubro em São Luis. Tomara que o rio Pindare seja lembrado neste evento.



Um comentário:

  1. muito legal este blog,estou até divulgando ele no meu orkut.gostei você esta de parabéns pelas postagéns admiro pessoas corajosas.continue denunciando este prefeito.

    ResponderExcluir

Comente aqui: