sábado, 31 de março de 2012

Ministério da Saúde suspende transferência de recursos ao município de Pindaré Mirim


É ASSIM QUE SE FAZ SAÚDE
O município de Pindare Mirim, juntamente com mais vinte municípios maranhenses, incluindo-se aí Santa Inês e Monção, foram penalizados, através da Portaria de n˚ 563, baixada pelo Ministério da Saúde e publicada ontem (30) no DOU, com a suspensão de transferência de incentivos financeiros no mês de fevereiro para as equipes de Saúde da Família, equipes de Saúde Bucal e de Agentes Comunitários de Saúde por irregularidades no cadastro de profissionais do Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (SCNES), por apresentar duplicidade de cadastro de profissionais no sistema de saúde destas equipes.
É mais ou menos parecido com o que já havíamos denunciado em relação ao enxerto provocado pela secretaria de educação no cadastro de alunos do Censo Escolar.
Já neste caso da saúde, o município usou o mesmo profissional de saúde em mais de uma equipe distinta. Faz isso para que o município receba mais recursos em nome do profissional, e assim, poder pagar o profissional sem ter que adicionar recursos próprios para complementação do seu salário. Segundo o anexo da portaria, Pindaré usou dois profissionais irregulares nas Equipes de Saúde da Família, um profissional irregular nas Equipes de Saúde Bucal I, três profissionais irregulares nas Equipes de Saúde Bucal II e seis profissionais irregulares nas Equipes de Agentes Comunitários de Saúde. “É assim que se faz saúde”?
Veja abaixo a Portaria e o quadro de profissionais irregulares por equipe de Pindaré:
                     PORTARIA Nº 563, DE 29 DE MARÇO DE 2012
Suspende a transferência de incentivos financeiros da competência de fevereiro de 2012, referentes ao número de equipes de Saúde da Família, equipes de Saúde Bucal e de Agentes Comunitários de Saúde nos Municípios com irregularidades no cadastro de profissionais no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (SCNES).
O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, no uso das atribuições que lhe conferem os incisos I e II do parágrafo único do art. 87 da Constituição, e
Considerando os esforços do Ministério da Saúde pela transparência nos repasses de recursos para a Atenção Básica;
Considerando o disposto na Política Nacional de Atenção Básica, instituída pela Portaria nº 2.488/GM/MS, de 21 de outubro de 2011;
Considerando o disposto na Portaria nº 750/SAS, de 10 de outubro de 2006, que define o SCNES como base de cadastral para o SIAB;
Considerando a responsabilidade do Ministério da Saúde pelo monitoramento da utilização dos recursos da Atenção Básica transferidos para municípios e Distrito Federal; e
Considerando a existência de irregularidades no cadastramento de profissionais da Saúde da Família identificadas no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (SCNES), resolve:
Art. 1º Suspender a transferência de incentivos financeiros referentes ao número de equipes de Saúde da Família, de equipes Saúde Bucal e de Agentes Comunitários de Saúde, da competência financeira fevereiro de 2012, dos Municípios que apresentaram duplicidade no cadastro de profissionais no SCNES, relacionados no Anexo a esta Portaria.
Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
ALEXANDRE ROCHA SANTOS PADILHA
          Ministro da Saúde
ANEXO


UF

CÓDIGO

MUNICÍPIO 

ESF Irregulares

ESB(1) Irregulares

ESB(2) Irregulares

ACS Irregulares

MA

2108504

Pindaré-Mirim 

2

1

3

6


(Pg. 106. Seção 1. Diário Oficial da União (DOU) de 30/03/2012)

14 comentários:

  1. Será se a mascara começou a cair?

    ResponderExcluir
  2. A mascara já caiu ha muito tempo amigo. Isso aí é o mínimo que eu sei. Me falaram que eles adulteram os dados da estatística da saúde pra receber mais dinheiro.Como praticamente não fazem cirurgias e outros procedimentos eles mandam como se tivessem feito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não fazem cirurgias? Vc tá mais por fora que bunda de índio! Vá ao hospital nos dias de segunda terça e quarta que vc verá o número de cirurgia que o hospital realiza.

      Excluir
  3. Li esta matéria hoje na Internet e não poderia deixar de compartilhar

    Exemplo de vida...
    'Supercampeã' entra em Harvard e em mais 5 universidades americanas

    Tábata Amaral, de 18 anos, concluiu ensino médio com bolsa de estudos.
    Filha de dona de casa, superou dificuldades financeiras e realizou sonho.
    Há cinco anos, a estudante Tábata Cláudia Amaral de Pontes, de 18 anos, moradora de São Paulo, estabeleceu uma meta: estudar na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. De lá para cá, pegou firme nos estudos, foi destaque em olimpíadas estudantis dentro e fora do Brasil e aprendeu a falar inglês. O resultado oficial do esforço chegou na última quinta-feira (29), Tábata foi aceita em Harvard e em outras cinco universidades americanas. São elas: Caltech, Columbia, Princeton, Yale, e Pennsylvania.
    Harvard é uma das universidades mais conceituadas do mundo e as outras cinco em que a brasileira foi aceita também seguem entre as mais bem colocadas em ranking mundial de reputação divulgado em 15 de março. A seleção é feita pelo Scholastic Assessment Test (SAT, Teste de Avaliação Escolar), uma espécie de 'Enem americano,' que também é aplicado no Brasil aos interessados em disputar vagas nos Estados Unidos. Eram duas da manhã, liguei para minha mãe, meu pai ficou super emocionado. Chorei duas horas seguidas", diz Tábata. O aviso foi feito via telefone por um representante da universidade, porém o resultado só foi oficializado na última quinta-feira.
    A garota agradece ao fato de ter tido acesso ao resultado de Harvard antes do previsto. Três dias depois que soube da aprovação, o pai morreu. Se soubesse somente na última quinta-feira, não teria como ter contato a ele. "Foi muita sorte. Ele acreditou em mim e eu cumpri minha promessa. Ele ficou muito feliz, nem conseguiu mais dormir naquela noite. Que bom que deu tempo de falar, de qualquer forma ele saberia do céu, mas foi bom contar".
    A jovem foi aluna do Colégio Etapa, em São Paulo, como bolsista. Como sua mãe que trabalhava como vendedora de flores e o pai que era cobrador de ônibus não tinham como arcar com suas despesas de transporte e alimentação, o Etapa passou a custear um quarto em um hotel próximo à escola na Avenida Vergueiro, além de pagar as refeições da estudante. Atualmente, como já concluiu o ensino médio tornou-se funcionária do colégio: é professora de química e astronomia dos alunos que participam de olimpíadas.
    Para estudar nos Estados Unidos também terá bolsa de estudos e ajuda de custo.
    Estabeleci um sonho 'meio grande' há cinco anos, e fiz de tudo para conseguir. Na verdade, no final não acreditava. Dá trabalho, mas não é impossível."
    Tábata Amaral, de 18 anos, aceita em Harvard
    Tábata estuda física na Universidade de São Paulo (USP). Como não sabia se seria aceita nos Estados Unidos, garantiu a vaga assim que foi aprovada no vestibular deste ano. Ainda não sabe por qual universidade americana vai substituir a USP, mas não esconde sua preferência por Harvard. Ela foi convidada por algumas universidades para uma visita e deve ir para os Estados Unidos na segunda quinzena de abril antes do período de matrículas. "É bem provável que escolha Harvard, mas quero pensar direitinho. Quero conhecer as universidades que me convidaram, visitar laboratórios, pensar na minha vida e digerir o que aconteceu. Na volta tomarei uma decisão bem tomada."

    Astrofísica e socióloga
    Apesar de ser craque nas ciências exatas, Tábata não dispensa a formação na área de humanas. A jovem quer mesclar os estudos entre astrofísica e ciências sociais. Ciência porque se diz apaixonada, e é por meio dela que consegue descobrir o mundo, e a sociologia porque quer trabalhar com educação, criar um centro de pesquisas de astrofísica e atender alunos de escolas públicas. Tábata afirma qualquer estudante pode chegar onde ela chegou. "Estabeleci um sonho 'meio grande' há cinco anos, e fiz de tudo para conseguir. Na verdade, no final não acreditava. Dá trabalho, mas não é impossível."

    ResponderExcluir
  4. Amigo esse cara é muito esperto. Eu sabia que se fosse prefeito de Pindaré iria sair rico. Era o sonho dele. Depois que ele sair do cargo de prefeito agente não vai mais ver ele por aqui como de costume. Só se for um milagre dos grandes.

    ResponderExcluir
  5. O Blog Vale do Pindaré está de parabéns! Foi o primeiro a divulgar a matéria postada acima sobre a suspensão do dinheiro da saúde. Só hoje o Blog do Decio Sa divulgou a matéria. Leiam a matéria do Blog do Décio:

    Vinte e um municípios do Maranhão tiveram a transferência de incentivos financeiros suspensos pelo Ministério da Saúde, segundo nota foi publicada no final do mês de março, pelo Diário Oficial da União. Os incentivos são referentes ao custeio de equipes de Saúde da Família, equipes de Saúde Bucal e de Agentes Comunitários de Saúde nos municípios com irregularidades no cadastro de profissionais no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (SCNES) em todo o país.
    A medida foi publicada no Diário Oficial da União nessa sexta-feira e faz parte da ação de fiscalização e transparência na aplicação de recursos da Atenção Básica. Ela é realizada sempre que o Ministério identifica irregularidades na gestão de estratégias e programas por parte das secretarias municipais de saúde, responsáveis diretas pela execução dos serviços de saúde aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Depois do Ministério de Saúde encontrar essas irregularidades na gestão desses programas, esses 21 municípios tiveram os repasses financeiros suspensos.
    Os municípios do Maranhão com repasse suspenso foram: Alcântara, Amarante do Maranhão, Capinzal do Norte, Caxias, Centro do Guilherme, Coroatá, Cururupu, Estreito, Graça Aranha, Icatu, Igarapé Grande, Monção, Pindaré-Mirim, Pinheiro, Pio XII, Santa Helena, Santa Inês, São José de Ribamar, Timbiras, Tuntum e Viana.
    Em Caxias, a suspensão dos recursos atinge uma equipe de Saúde da Família, uma equipe de Saúde Bucal e cinco Agentes Comunitários de Saúde que atuam na Estratégia Saúde da Família (ESF) no município. De acordo com uma nota publicada pelo Ministério da Saúde, a suspensão dos incentivos financeiros foi motivada por duplicidade de cadastro de profissionais da ESF, apontada pelo Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (SCNES).
    Os recursos são restabelecidos no momento em que as inadequações são solucionadas, portanto, a suspensão não representa a interrupção da Estratégia Saúde da Família e do Programa Brasil Sorridente nessas localidades, mas até que os municípios regularizem a situação, o programa continuará interrompido . O programa Saúde da Família é a principal estratégia do Ministério da Saúde para reorientar o modelo de assistência à saúde da população a partir da atenção primária, que é a principal e mais próxima porta de entrada do SUS, capaz de resolver até 80% dos problemas de saúde das pessoas.

    ResponderExcluir
  6. E Aí Marcos Salgado o que tu diz disso?
    Além da saúde já está uma merda ainda acontece isto.Vai ficar intolerável.

    ResponderExcluir
  7. mas eles ainda dizem que a saúde aqui é boa,é mais só para o bolso deles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pindare notícias!
      Isso mesmo. Porque a saúde de Pindaré é um caos e pra completar esse Dr Alexandre que quer ser candidato a prefeito da cidade ainda ajudou a piorar mais a saúde quando leva o consultório do hospital pra dentro de sua casa. Será que o povo é tão burro assim pra não enxergar essa crueldade?

      Excluir
    2. Ele mudou as consultas pra casa dele, pq o hospital não comportava mais tanta gente que o procurava, por isso resolveu fazer os atendimentos em sua casa.

      Excluir
    3. Vai babar assim no inferno

      Excluir
  8. Infelizmente ele é do interior de Alagoas.


    Filho de pescador, Indiana Jhones é campeão brasileiro de matemática

    Estudante do Povoado de Poxim (AL) ficou quatro anos fora da escola.
    'A matemática é muito importante para mim', diz jovem com nome de herói.
    Assim como o famoso personagem do cinema, o estudante Indiana Jhones dos Santos, de 19 anos, gosta de decifrar enigmas. Nas telas, o professor de arqueologia interpretado por Harrison Ford se aventura em busca de relíquias e tesouros. Na vida real, o garoto que mora no Povoado de Poxim, em Coruripe, em Alagoas, tenta reescrever a história de sua família por meio dos problemas da matemática. Indiana ganhou medalha de ouro na última edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep).
    George Lucas, diretor da saga, teve um cão com o nome que inspirou o personagem. Fã da série de filmes criada por Lucas e por Steven Spielberg, a dona de casa Angelita Maria dos Santos Silva, de 42 anos, não titubeou na escolha ao batizar seu primogênito. “Assisti aos filmes e achei tão lindo, tão bonito que quis que meu filho tivesse esse nome", afirma. Indiana diz que gosta da homenagem, não se incomoda com a curiosidade alheia, mas preferiria ter um nome mais comum.
    Indiana mora com a mãe e o padrasto José João Batista, de 64 anos, a quem Indiana Jhones considera um pai, em uma casa simples de um dos povoados de Coruripe, a cerca de 90 km de Maceió. São três cômodos e uma cortina colorida pendurada, dividindo a sala da cozinha. Na parede, imagens religiosas. Está próxima à praia de Poxim, no litoral sul alagoano, um paraíso de águas claras, com coqueiros, muito visitado pelos turistas.
    Mãe e padrasto estão desempregados. Batista pesca “para a família não passar necessidade.” A única renda da casa vem do benefício do Bolsa Família. Indiana não trabalha, mas pensa em dar aulas de matemática para reforçar o orçamento. Prefere os números à pescaria. O garoto diz que não vê o pai biológico há 7 anos.
    O prêmio de campeão na Obmep é inédito, mas Indiana já garantiu medalhas de bronze nas edições de 2009 e 2010. Em 2007, na estréia da competição, levou menção honrosa. Além das medalhas dos anos anteriores, ganhou uma bolsa de R$ 100 por mês do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), mas perdeu o benefício por falta de acessos ao site, o que garantia a permanência da bolsa. O jovem não tem computador em casa.
    A medalha de ouro será entregue no Rio de Janeiro. Indiana, que só conhece a capital do estado onde nasceu, está ansioso com a viagem de avião e com a expectativa de fazer amigos e conhecer novos cenários.
    As 19 anos, o garoto tímido e de aparência triste já poderia ter concluído a educação básica, mas, aos 16, desistiu de estudar e ficou 4 anos fora de escola. Agora cursa o primeiro ano do ensino médio em um colégio do estado. Nos anos anteriores, quando disputou a Obmep, estava no 9º ano na escola municipal General Goes Monteira, localizada no Povoado de Poxim.
    Sobre o tempo em que parou de estudar, Indiana tem pouco a falar. Diz que não o fez porque tinha de trabalhar, mas apenas faltava estímulo. “Tinha preguiça, não tinha vontade de ir para a escola, ainda mais à noite. Mas quando ganhei minha primeira medalha fiquei incentivado e deu mais vontade de estudar.” Desde então, garante que não vai mais abandonar a sala de aula.
    Melhor Ideb de Alagoas
    Indiana teve a seu favor a qualidade da rede de ensino que possui o melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) entre os 102 municípios alagoanos. A nota é 4,5 - meta prevista para ser atingida em 2015. A rede possui 19 escolas que atendem 14 mil alunos.
    O estudante também contou com o apoio do professor Djalma Felix do Nascimento, de 43 anos, que logo identificou seu talento com os números. “Percebi que ele tinha um dom, superava os outros facilmente. Para mim o Indiana é um aluno especial, tem muita capacidade e consegue resolver os problemas mais difíceis. Ele é muito respeitado na escola.”

    ResponderExcluir
  9. Ao administrador do blog.
    Vc poderia colocar os links das noticias publicadas.
    Obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você encontrará todas as matérias publicadas neste Blog visualizando na parte superior direita do Blog. NO espaço onde tem Arquivos do Blog. Clique no ano 2012 que aparecerá também o ano de 2011 e aí é só abrir as matérias.
      Obrigado pela visita.

      Excluir

Comente aqui: